Dicas e Truques

31/08/2018

Dimensionamento de ar: A Importância para não errar no projeto

Dimensionamento de ar: A Importância para não errar no projeto

Fazer o dimensionamento de ar é essencial para que o resultado quanto à instalação do ar condicionado seja perfeito, evitando erros que comprometam toda a qualidade do projeto. Vamos apresentar nesse post algumas informações importantes para o dimensionamento do equipamento de ar condicionado . Confira.
Dimensionamento de ar - passo a passo
Também conhecido como BTU (British Thermal Units), dimensionamento de ar serve para indicar a potência do ar condicionado de acordo com alguns fatores abaixo::
⦁ Tipo de utilização do ambiente.
⦁ Número de pessoas que ficarão no ambiente condicionado;
⦁ Estado brasileiro (cada um possui uma insolação diferente);
⦁ Posição solar;
⦁ Tipos de janelas do ambiente;
⦁ Se as janelas ou vidros terão proteção como cortinas, etc;
⦁ Se tem Pavimento Superior ou telhado;
⦁ Características da iluminação artificial;
⦁ Quantidade de computadores;
⦁ Tipos e quantidades de aparelhos elétricos no ambiente e suas respectivas potências;
Para os equipamentos tipo split, os catálogos normalmente indicam a m² que cada capacidade de equipamento atende. Por isso é importante verificar o catálogo.
Claro que esta indicação é um parâmetro para adquirir o equipamento mais adequado ao seu ambiente e normalmente para ambientes menores e com fatores conforme acima que não tenham muita interferência no seu ambiente .
Em locais maiores e ou que tenha interferências como as acima, é indicado ser calculado por empresa ou profissional da área de ar condicionado.
A importância do dimensionamento de ar
Para que o projeto de climatização ofereça os resultados esperados é imprescindível fazer o dimensionamento de acordo com as características de cada ambiente. Somente dessa maneira é possível:
Escolher o aparelho ideal
É quase impossível acertar na escolha do aparelho ideal sem ter em mãos o resultado do dimensionamento de ar. Por isso, antes de analisar os modelos e capacidade de cada aparelho, é preciso saber exatamente quais são os mais recomendados para o seu projeto de climatização.
Deixar o ambiente agradável
O correto dimensionamento do ar é o que torna o ambiente climatizado bastante agradável, garantindo o bem-estar de todas as pessoas que frequentam o local.
Por mais que você invista em um aparelho de qualidade, quando ele não atende às necessidades específicas do local, as chances de o projeto fracassar são bem altas.
Evitar gastos desnecessários
O dimensionamento de ar evita uma série de prejuízos com o equipamento, instalação, gastos excessivos com energia elétrica etc. que, além de comprometer a qualidade do projeto, faz com que o orçamento fique muito além do esperado.
Adequar a climatização
Somente por meio desse cálculo é possível adequar todo projeto de climatização de acordo com os aspectos de cada ambiente, fazendo com que um ou mais dos aparelhos escolhidos ofereçam a qualidade esperada.
Conte com profissionais especializados
Se você está precisando de um projeto de climatização para sua empresa ou residência, conte com profissionais especializados em identificar todas as necessidades do ambiente e propor as melhores soluções.
Inclusive, esses profissionais também se responsabilizam pelo cálculo de dimensionamento de ar e cuidam de todos os detalhes para que o projeto seja concluído com perfeição.
Nós da COMFORT-G.A AR CONDICIONADO cuidamos de todos os detalhes para tornar o ambiente da sua casa ou da sua empresa muito mais agradáveis e aconchegantes com o que há de melhor em projetos de climatização.

Fale conosco.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.