Principais erros na instalação de ar condicionado

24/08/2018

Principais erros na instalação de ar condicionado

Principais erros na instalação de ar condicionado

Saber quais são os principais erros na instalação de ar condicionado é o ponto de partida para evitá-los e fazer com que seu projeto seja concluído com sucesso. Confira nosso post e veja quais são esses erros.
5 principais erros na instalação de ar condicionado


1 - Não considerar as características do ambiente
Esse é o principal e um dos mais graves erros na hora de instalar ar condicionado. Durante a elaboração do projeto é essencial considerar todas as características do ambiente e identificar:
⦁ Qual é o aparelho mais recomendado;
⦁ Melhor posição de instalação;
⦁ Resultados esperados quanto à climatização do local.
Alguns exemplos de características do ambiente são:
⦁ Nível de exposição aos raios solares;
⦁ Número de metros quadrados do ambiente;
⦁ Quantidade e tipos de janelas e portas no local;
⦁ Quantidade de computadores e aparelhos eletrônicos;
⦁ Número de pessoas que frequentam o local;
⦁ Quantidade e tipos de lâmpadas;
⦁ Tipo de piso.

2 - Não fazer o cálculo de dimensionamento
A ausência do cálculo de dimensionamento de ar é outro dos principais erros na instalação de ar condicionado, trazendo sérias complicações para o projeto e resultados insatisfatórios.
Esse cálculo deve ser feito antes mesmo da escolha do aparelho, pois ele determina o tipo de equipamento ideal para o ambiente e também a quantidade de BTUs necessária para atender a demanda de climatização do local.


3 - Não realizar o vácuo
Infelizmente, pelo fato de não existir uma lei que obrigue a realização do vácuo durante a instalação do ar condicionado, é comum que os técnicos não realizem ou que realizem de forma não adequada o procedimento, o que certamente é um grande erro.
A função do vácuo é fazer com que a tubulação fique limpa, ou seja, sem qualquer vestígio de sujeira ou umidade. Esse procedimento precisa ser feito durante a instalação do equipamento e quando houver a recarga de gás (momento no qual será eliminado o restante do gás antigo).
Não realizar o vácuo é um erro tão grave que pode causar uma significativa redução da vida útil do aparelho de ar condicionado, gerando também grandes prejuízos financeiros.


4 - Não efetuar testes de vazamento de gás refrigerante
Durante a instalação é preciso checar o sistema para certificar-se de que não existe qualquer resíduo . Caso fique o mínimo resquício de sujeira ou umidade, o ar condicionado não apresentará um bom desempenho e ainda ficará com a vida útil comprometida.
Ainda que por algum tempo o aparelho de ar funcione dando a impressão de estar normal, com o passar do tempo o desempenho dele cairá gradativamente, fazendo com que a climatização seja bastante prejudicada.


5 - Não conferir os drenos
Os drenos estão entre os itens mais importantes do equipamento, já que eles evitam que a umidade fique alojada no interior do espaço.
Caso eles não sejam instalados adequadamente, é possível que ocorram diversos problemas, tais como infiltração no teto e nas paredes que ficam próximas ao ar condicionado.
É necessário que, após a instalação, o profissional verifique os drenos e evite a liberação das partículas causadoras da infiltração.


6 - Escolher mão de obra pelo preço e não pela qualidade
Um dos principais erros na instalação de ar condicionado refere-se à escolha dos profissionais para a realização do projeto. Muitas vezes as pessoas acabam escolhendo apenas considerando o fator preço sem atentarem-se para a qualidade técnica dos profissionais e é aí que grandes problemas acontecem.
É imprescindível ter boas referências dos profissionais e empresa responsável pela instalação do ar condicionado, ainda que a princípio o valor seja um pouco maior se comparado a outros orçamentos.
Para garantir serviços de máxima qualidade aos nossos clientes, nós da COMFORT-G.A contamos com um time de profissionais experientes, ágeis e comprometidos em oferecer os melhores resultados.
Deseja evitar esses e outros dos principais erros na instalação de ar condicionado na sua casa ou empresa? Fale conosco e conheça as melhores soluções.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.