Ar Condicionado pingando? Confira as causas e soluções para este problema

29/11/2018

Ar Condicionado pingando? Confira as causas e soluções para este problema

Ar Condicionado pingando? Confira as causas e soluções para este problema

Ar condicionado deixou de ser um artigo de luxo há muito tempo. Atualmente, é um item necessário em residências, escritórios, lojas, transportes, e qualquer ambiente fechado, pois garante bem-estar e contribui com a qualidade de vida da população. Dessa forma, quando ele apresenta algum defeito, nos deixa instantaneamente preocupados, sendo o mais comum o vazamento de água.

Este problema que literalmente tira o sono de muita gente possui diferentes origens e deve ser resolvido o quanto antes para evitar danos maiores ao aparelho.

Vamos apresentar aqui os principais motivos causadores do pinga-pinga assim como meios para solucioná-lo, melhorando sua eficiência e aumentando sua vida útil.

 

INSTALAÇÃO MALSUCEDIDA

Se o seu aparelho foi instalado recentemente e está pingando água desde os primeiros dias de uso, certamente trata-se de alguma falha no serviço de instalação. As mais comuns são:  utilização de tubulação com diâmetro menor do que o especificado pelo fabricante, interligação de vários equipamentos em uma mesma tubulação, uso de mangueiras estranguladas ou sem caimento, ou ainda fixação torta do evaporador na parede. Nesse caso, é necessário solicitar ao técnico que refaça a instalação do ar condicionado para reparar o defeito.

BOMBA DE DRENO ENTUPIDA OU QUEIMADA

As bombas de dreno são utilizadas caso não haja um ponto de drenagem próximo. Entretanto, elas necessitam de manutenção e limpeza constantes para evitar que entupam ou até mesmo queimem. Portanto, uma bomba de dreno queimada ou entupida pode ocasionar vazamento de água em seu ar condicionado.

 

SUJEIRA

A sujeira muitas vezes pode também ser o motivo do pinga-pinga, quando o aparelho já tem certo tempo de uso. Quando partículas de pó se acumulam no interior do aparelho e na bandeja de condensado, há um bloqueio da passagem da água para o sistema de drenagem, ocasionando então o vazamento de água. A desobstrução dessa bandeja deverá ser feita somente por um técnico especializado. O ideal é que seja realizada uma manutenção preventiva, de limpeza profunda, uma vez por ano também por profissional capacitado.

Outra causa referente ao acúmulo de impurezas ocorre devido a filtros sujos. No caso de equipamento com uso fraco a moderado, os filtros devem ser limpos uma vez por mês, já em casos de uso intenso, devem ser limpos a cada 15 dias. Mas fique sempre atento: mesmo ocioso, o filtro acumula poeira e necessita de limpeza. A limpeza deve ser feita com aspirador de pó ou água morna e sabão

Tubulação de dreno entupida

A tubulação de dreno entope com o passar do tempo devido ao lodo, sujeira e musgo que se acumulam em seu interior. Caso o seu ar condicionado nunca tenha pingado e de repente começou a vazar água, este pode ser o motivo. Realizar a limpeza do sistema de drenagem e do interior do aparelho é a melhor forma de evitar/solucionar este problema.

Congelamento da serpentina

 

Caso seu ar condicionado seja Split, o congelamento da serpentina pode ser o motivo do vazamento. Nesse caso, ela pode estar obstruída pelo acúmulo de sujeira na turbina ou no filtro. Para evitar que isso ocorra, o ideal é realizar manutenção preventiva 1 vez ao ano e o trabalho deve ser realizado por um técnico qualificado.

Vazamento de ar

Caso não haja a vedação adequada do equipamento, o ar quente poderá se infiltrar chocando-se com o frio, criando a condensação. Isso ocasionará um acúmulo de umidade por baixo do ar-condicionado, levando a um possível gotejamento. Para resolver este problema, o técnico habilitado deverá realizar a vedação de toda a parte externa do aparelho.

 

Baixa temperatura externa


Aparelhos de ar condicionado não são projetados para trabalhar abaixo de 15º C. Portanto, baixas temperaturas podem ocasionar o congelamento do condensador.

Potência maior do que o necessário

Se o seu aparelho possui mais BTUs do que o necessário para o ambiente em que está instalado, poderá ocorrer o congelamento. Dessa forma, verifique a quantidade de BTUS ideal para seu cômodo antes de comprar o aparelho.

CONCLUSÃO

A melhor forma de evitar problemas e surpresas desagradáveis com seu ar condicionado é realizando manutenção preventiva de seu aparelho, uma vez por ano, através da contratação de um técnico ou empresa especializada no assunto. Pequenas limpezas como de filtro, por exemplo, podem ser realizadas por você mesmo. Entretanto, reparos técnicos devem ser realizados por profissionais especializados, evitando danos irreversíveis ao seu ar condicionado.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.