Como escolher o melhor sistema de ar condicionado para sua empresa

19/02/2019

Como escolher o melhor sistema de ar condicionado para sua empresa

Como escolher o melhor sistema de ar condicionado para sua empresa

Escolher o melhor sistema de ar condicionado para sua empresa requer considerar uma série de fatores antes de iniciar o projeto. Para saber quais são esses fatores e como obter os melhores resultados com um sistema de climatização, confira nosso post.

Dicas para definir um sistema de ar condicionado

Número de usuários

Para garantir um ambiente confortável a todos os usuários, ao definir um sistema de climatização é preciso considerar a quantidade de pessoas que irão frequentar o local. Por exemplo, em um escritório, geralmente o número de pessoas consiste somente na equipe de trabalho.

Já em um ambiente que oferece atendimento ao público ou recebe maior quantidade de pessoas diariamente é necessário um sistema mais potente ou capaz de refrigerar diversos ambientes ao mesmo tempo.

Relação custo/benefício

Um dos fatores de maior relevância na escolha de um sistema de ar condicionado é a relação custo/benefício proporcionada.

Por mais que o equipamento e valor de instalação a princípio sejam maiores, muitas vezes a médio e longo prazo vale a pena investir em sistemas melhores, já que esses valores são rapidamente recuperados devido à economia de energia, melhor aproveitamento da refrigeração em diversos ambientes etc.

Quantidade e tamanho dos ambientes

Para que a refrigeração seja eficaz em um ou mais locais é preciso considerar quantos ambientes deverão ser atendidos e o tamanho de cada um deles.

Em espaços maiores e diante da necessidade de refrigerar vários ambientes ao mesmo tempo, uma dica é a possibilidade de optar pelo modelo de ar condicionado central que atende precisamente esse objetivo e ainda fornece um excelente custo/benefício.

Já no caso de ambientes pequenos a dica é optar por aparelhos de menor potência, capazes de atender plenamente a necessidade do local e ao mesmo tempo possibilitem economia e conforto aos usuários.

A regra é simples: não adianta investir em equipamentos de alta potência e alcance quando o local e quantidade de usuários não requer isso. Seria desperdiçar dinheiro.

Estética do ambiente

Espaços empresariais e comerciais muitas vezes necessitam de sistemas de ar condicionado mais discretos, ou seja, que não interfiram na estética do local.

Considerar esse fator também é muito importante, já que além do conforto térmico, é preciso analisar a estrutura do local e projeto arquitetônico adotado (que na maioria das vezes não pode sofrer grandes alterações).

Custos de manutenção

Estar ciente dos custos de manutenção é essencial para avaliar com cuidado as melhores opções de sistemas de refrigeração. Isso evita surpresas na hora de consertos, limpezas e demais procedimentos que deverão ser feitos no equipamento de ar condicionado.

Por isso, além de itens como preço, valores para instalação etc., toda empresa precisa considerar os custos inerentes à manutenção contínua do sistema de refrigeração.

Eficiência energética

Ainda que a maioria dos equipamentos de refrigeração proporcionem melhores resultados quanto à eficiência energética, alguns modelos se destacam mais nesse aspecto, sendo recomendados para grandes empresas, pequenos escritórios e demais tipos de ambientes.

A dica aqui é conversar com um especialista para ver quais modelos, de acordo com o tipo de ambiente, devem ser adotados com o objetivo de garantir essa eficiência energética e gerar uma economia constante.

Depois de conferir essas dicas essenciais para escolher o melhor sistema de ar condicionado para sua empresa, converse com um dos nossos especialistas para definir a solução ideal de acordo com suas necessidades.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.