Ar Condicionado Central – O Que é e para que serve

25/02/2019

Ar Condicionado Central – O Que é e para que serve

Ar Condicionado Central – O Que é e para que serve

O ar condicionado central tem sido uma das opções mais adotadas em projetos de climatização nas empresas e residências em virtude das muitas vantagens oferecidas. Para saber detalhes sobre esse tipo de equipamento, confira nosso post.

O que é o ar condicionado central?

O ar condicionado central é um sistema de refrigeração único que em uma unidade central, possibilita a distribuição do ar refrigerado por variados ambientes, ele trabalha de modo que atinja a temperatura estabelecida para todos os ambientes, sendo assim ele se torna mais econômico, preciso e silencioso.

Esse tipo de ar condicionado funciona de diferentes maneiras, conforme necessidades do ambiente e usuários, ele também permite o acionamento por meio de um controle central ou por diversos controles individuais, sendo que a temperatura será a mesma para todos os ambientes.

Para que serve o ar condicionado central?

Os projetos com ar condicionado central podem ser feitos em empresas, salas comerciais, escritórios, consultórios e também em residências, já que eles se aplicam quando um espaço maior necessita ser abrangido pela climatização.

Por mais que esse tipo de ar condicionado tenha um preço mais elevado, a relação custo/benefício é uma das melhores e proporciona as seguintes vantagens:

Favorece a arquitetura

Devido ao sistema de dutos aplicado nos projetos com ar condicionado central, a instalação do equipamento não interfere na estética do ambiente, já que o equipamento fica invisível.

Economia de energia

O sistema de climatização elaborado com esse tipo de ar condicionado consome menos energia se comparado aos aparelhos convencionais utilizados em empresas e residências.

Esse fator permite que em pouco tempo seja recuperado o valor investido na compra do aparelho e também proporciona uma grande economia a médio e longo prazo.

Baixo custo de manutenção

Outro fator financeiro de grande relevância na escolha do ar condicionado central é o custo menor com manutenção, já que todos os componentes do sistema ficam centralizados em um único equipamento.

Menor ruído

Esse tipo de ar condicionado é especialmente indicado para ambientes que necessitam de menor ruído, tais como consultórios e escritórios. O motivo desse efeito mais silencioso é que a condensadora (parte que produz mais ruídos) fica na parte externa do ambiente.

Exatamente por apresentar menor ruído, os projetos de climatização com esse tipo de ar condicionado estão também entre os preferidos nas residências.

Refrigeração homogênea

Outro benefício ao ar condicionado tipo central é que ele permite que vários ambientes sejam refrigerados por igual, ou seja, todos os locais usufruem da mesma temperatura refrigerada. 

Para escolher o tipo ideal de ar condicionado e também qual dos modelos melhor se aplica é fundamental considerar as necessidades básicas dos usuários e do ambiente.

Agora que você já conhece as principais informações sobre ar condicionado central, converse com um dos nossos especialistas para saber como esse tipo de climatização pode beneficiar sua empresa ou estabelecimento comercial.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.