Higienização de Ar Condicionado - Tudo o que sua empresa precisa saber para economizar dinheiro e ter um ambiente limpo e seguro

28/02/2020

Higienização de Ar Condicionado - Tudo o que sua empresa precisa saber para economizar dinheiro e ter um ambiente limpo e seguro

Higienização de Ar Condicionado - Tudo o que sua empresa precisa saber para economizar dinheiro e ter um ambiente limpo e seguro

Aparelhos de ar condicionado estão presentes em cada vez mais lugares, proporcionando mais conforto e comodidade às pessoas.

No entanto, para que ele se mantenha exercendo seu papel e mantendo o clima do ambiente agradável, é necessário se atentar a algumas precauções.

Adotando as medidas corretas, seu equipamento terá uma vida útil muito maior, além de melhorar a qualidade do ar que circula no ambiente. Saiba mais:

Por que higienizar o ar condicionado?

O condicionador de ar, nome correto que se dá ao aparelho responsável por climatizar o ambiente, possui um filtro em sua composição interna.

Com o passar do tempo, poeira e micro-organismos como ácaros se alojam nesse filtro. Em consequência disso, a passagem do ar se torna obstruída. Isso faz com que a potência de ventilação e de passagem do ar que chega ao ambiente externo seja menor.

Além disso, o comprometimento do filtro por sujeira prejudica, também, a qualidade do ar que é emanado.

Dessa maneira, as pessoas passam a inalar um ar poluído, o que pode ser prejudicial à saúde, sobretudo daqueles que sofrem com complicações respiratórias, como asma, rinite, alergia à poeira etc.

Outro fator que deve ser levado em consideração, é que quando o aparelho está sujo por dentro, pode, até mesmo, liberar mal odor no ambiente, tornando-o desagradável.

Por fim, quando o filtro ou outra parte do ar estão sujos, pesa-se no bolso, também, pois o consumo de energia demandado é consideravelmente maior.

A importância da manutenção preventiva

Não é necessário esperar chegar ao ápice da sujeira para tomar a iniciativa de limpar o interior do ar condicionado.

A manutenção preventiva consiste na limpeza dos filtros e do painel do ar condicionado, de maneira regular. Adotando essa medida, os gastos com reparos serão atenuados ou até mesmo eliminados.

Recomenda-se que a higienização interna do aparelho seja feita mensalmente.

Veja como efetuar a limpeza de maneira prática e eficaz no seu aparelho de ar condicionado.

Limpando o ar condicionado: passo a passo

O primeiro passo para realizar a limpeza doméstico do seu aparelho de ar condicionado é desligá-lo da tomada para evitar acidentes elétricos.

Em seguida, é necessário retirar o painel central, que é a parte frontal do equipamento. Essa parte deve ser limpa com pano umedecido.

Retire os filtros e passe aspirador de pó sobre eles. Em seguida, também pode passar pano com detergente, a fim de eliminar os resíduos de sujeira que insistem em ficar alojados no aparelho.

A secagem deve ser feita naturalmente, à sombra.

Após completamente secos, reinstale as peças.

No entanto, é indispensável conferir o manual para saber como a remoção das peças deve ser feita.

Quando fazer manutenção no aparelho?

Além da limpeza preventiva, também é necessário recorrer à manutenção preventiva, caso você queira garantir uma longa vida útil ao seu aparelho de ar condicionado.

Quando isso é feito, os profissionais são treinados para identificarem e anteverem possíveis falhas ou focos de problemas que, por ventura, possam se manifestar no equipamento.

Quando isso é feito, o aparelho é desmontado integralmente e vasculhado parte a parte.

Durante a manutenção, o aparelho é higienizado com produtos próprios para essa finalidade, e que garantem mais durabilidade.

A Comfort G.A. é uma empresa especializada em projetos de climatização, instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado. Entre em contato e conheça nossos serviços.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.