Projeto de Ar Condicionado - Tudo o que você precisa saber antes ou durante a criação do projeto da sua empresa

31/01/2020

Projeto de Ar Condicionado - Tudo o que você precisa saber antes ou durante a criação do projeto da sua empresa

Projeto de Ar Condicionado - Tudo o que você precisa saber antes ou durante a criação do projeto da sua empresa

Ter um bom projeto de ar condicionado é fundamental para assegurar uma boa performance e garantir que os transeuntes e profissionais de sua empresa estejam em um local com clima agradável e confortável.

Um ambiente devidamente climatizado oferece conforto aos trabalhadores, o que pode ser muito mais motivacional do que um local com a temperatura saturada. Locais muito quentes são, naturalmente, mais cansativos. Isso se reflete no desempenho dos funcionários e, consequentemente, nos seus serviços.

Mas para que um local possa oferecer um ambiente com temperatura agradável, além do equipamento, é necessário atentar-se ao projeto de ar condicionado, já que um bom planejamento feito por profissionais devidamente aptos poderá fazê-lo economizar com futuros reparos.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre projeto de ar condicionado em ambientes empresariais.

Por que projeto de ar condicionado é importante?

Um bom projeto de ar condicionado é uma opção a ser considerada nas empresas e locais aonde se busca um ambiente agradável. Nos locais onde o clima não contribui para o bem-estar, isso se torna ainda mais importante.

Além do conforto das pessoas, nas empresas e corporações um bom projeto de ar condicionado se faz necessário para conservar os sistemas informatizados, já que, devido ao funcionamento cotidiano, eles podem esquentar e sofrer danos irreparáveis.

Vantagens do projeto de ar condicionado

Quando um projeto de ar condicionado é solicitado, uma equipe de profissionais entra em ação para estudar o local, a parte elétrica, hidráulica e pensar na logística de instalação dos equipamentos e como o ar poderá ser distribuído uniformemente.

Quando um projeto profissional é contratado previamente, previne-se possíveis danos que podem ocorrer quando há a instalação sem um estudo prévio do local. Dessa maneira, não é possível identificar ou até mesmo antever problemas que poderão ocorrer.

Trata-se de uma demanda que, ao ser solicitada, faz com que haja a economia com futuros reparos, danos, além de garantir que a manutenção necessária seja minimizada.

Como é feito um projeto de ar condicionado?

Um projeto adequado deve ser feito por uma equipe de profissionais. Isso fará toda a diferença ao precisar locais que podem ser danosos, por exemplo.

O projeto é feito levantando dados técnicos sobre o local, como número de pessoas que trabalham ali, tamanho do ambiente, infiltração de calor nas paredes, número de aberturas, como portas e janelas etc.

Em seguida, o profissional fará um esboço apontando a disposição e posicionamento possível dos equipamentos. Essa é uma forma estratégica de colocar os aparelhos em posições que climatizem o ar de maneira mais eficaz.

Posteriormente é feito o cálculo da carga técnica, para, somente em seguida, haver a escolha dos equipamentos. Atualmente há diversas opções no mercado, das mais simples às versões mais complexas e econômicas. Slipts ou sistemas multisplit são bastante comuns em ambientes corporativos.

Em seguida, é feito o dimensionamento de dutos e das bocas de ar. Isso é necessário para que a distribuição de ar seja feita adequadamente. Velocidade e pressão do ar e perda de cargas são itens que também são analisados nessa etapa.

Ao findar esse processo, é feito um memorial descritivo, que é apresentado para que haja a execução do projeto.

A Comfort G.A. atua nesse segmento há anos em Londrina e região, oferecendo uma equipe técnica de profissionais capacitados e habilitados para executarem projetos e instalação, garantindo o conforto e bem-estar de todos os funcionários de uma empresa.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.