Torre de Resfriamento, o que é, como funciona e quando seu estabelecimento precisa de um! Saiba tudo em nosso blog

29/11/2019

Torre de Resfriamento, o que é, como funciona e quando seu estabelecimento precisa de um! Saiba tudo em nosso blog

Torre de Resfriamento, o que é, como funciona e quando seu estabelecimento precisa de um! Saiba tudo em nosso blog

Você sabe o que é torre de resfriamento e como ela funciona? Muitas pessoas podem nem se dar conta, mas esse aparelho é amplamente utilizado em locais como indústrias e usinas.

De forma geral, o uso das torres de resfriamentos é adotado para remover o calor. No procedimento, ela é utilizada para transferir o calor residual do processo à atmosfera.

Para isso, a evaporação da água é utilizada para fins de remoção de temperatura por meio do processo de resfriamento.

Os usos mais comuns das torres de resfriamento, também conhecidas como torres de refrigeração ou até mesmo torres de arrefecimento, se dão nos processos de resfriamento de água que é utilizada em refinarias de petróleo, estações de energia, ou de forma mais doméstica, na refrigeração de edifícios.

Hoje em dia é possível encontrar torres de resfriamento de diversos tamanho, desde pequenas estruturas sobrepostas nos telhados, a megaestruturas que podem alcançar mais de 200 metros de altura.

Além disso, ainda é possível encontrar opções de torres com formato retangular, podendo atingir 80 metros de comprimento e 40 de altura.

Como funciona uma torre de resfriamento?

O projeto de torres de refrigeração é baseado, de maneira geral, nas diferenças de temperatura.

Isso permite que se crie um fluxo de ar mais constante que, por sua vez, irá proporcionar a refrigeração.

Há, ainda, modelos de torres que contam com a adoção de ventiladores para fins de aceleramento da refrigeração. Além do uso das hélices do ventilador, também é comum encontrar outros tipos de dispositivos mecânicos para tal finalidade.

Esses outros dispositivos são especialmente importantes nas torres de tamanho inferior, uma vez que a altura é essencial para que ocorra uma refrigeração natural eficaz e consistente.

A grande vantagem das torres de resfriamento natural, é que elas funcionam sem eletricidade e requer pouca manutenção. Isso oferece menos gastos à sua empresa ou edificação, pois o projeto, nesses casos, é independente.

Atualmente encontramos esse tipo de maquinário principalmente em usinas e refinarias a fim de que se possa processar os líquidos quentes que são gerados.

As edificações industriais também costumam se valer desse dispositivo com o uso conjugado de permutadores de valor, que permitem recuperar uma parte do calor que, posteriormente, poderá ser utilizado para gerar energia.

Isso é especialmente válido nas esferas industriais pois permitem a economia de gastos com energia, além de subsidiar um maior controle quanto aos danos ambientais.

Esse equipamento também pode ser utilizado como parte de um sistema de arrefecimento.

No entanto, o tamanho consideravelmente grande das torres tornam-na vulneráveis a alguns danos, como os de ordem climática, sobretudo ventos, que podem desencadear mau funcionamento nas torres construídas em terrenos instáveis.

Como são compostas as torres de resfriamento?

As torres de resfriamento são, normalmente, feitas com tiragem de ar aspirada, insulflamento, corrente cruzada ou contracorrente.

Como mencionado, as hélices e ventiladores são equipamentos que podem compor a estrutura desse maquinário para ajudar no processo de refrigeração e podem ser feitos em alumínio, aço galvanizado ou polipropileno.

Os eliminadores são outros componentes das torres, feitos em polipropileno para oferecer resistência química, mecânica e térmica.

ComfortGa, sempre cuidado de sua residência e ambiente de trabalho.